quinta-feira, junho 22, 2006

Cinzentices

Recebo com alguma frequência mails de um sindicato. Não sou sindicalizado, mas o facto de ser possuidor de potencial sindicalizante proporciona-me ser igualmente possuidor da imensa alegria de receber comunicados, pontos de situação, denúncias, etc...

Felizmente, consigo controlar o entusiasmo que brota em mim, fruto da supra-citada alegria, e abster-me de ler a esmagadora maioria desses mails. E aqueles que cometo o erro de abrir, acabaram por servir uma causa nobre - relembrar-me porque não os leio (sim, como uma quantidade considerável de queijo, apesar de não ser um verdadeiro apreciador).

Por que é que raramente os leio? Não é que discorde do que afirmam. Não tenho provas contra, nem a favor, mas não duvido que muitas das suspeitas que eles avançam até apontem no sentido correcto.

Não, o meu problema é outro, e aproveito para levantar a questão: Será assim tão difícil escrever de forma objectiva?

Em vez de "Aqui está mais um ataque do Big Bad Patronato aos direitos dos trabalhadores, que nos vai deixar a todos na miséria se não formos já para as ruas fazer a Revolução", que tal algo do género:

1. Contexto
Uma descrição simples (tanto quanto possível) e objectiva do contexto em que se insere o tema do comunicado. Sem juízos de valor, pls!

2. Descrição
Agora, uma descrição do tema do comunicado. Ainda sem juízos de valor, OK?

3. Vantagens
Tudo tem vantagens. Não quer dizer que tenham que ser vantagens para os trabalhadores, mas há-de sempre haver vantagens. O tema do comunicado, se não for inconsequente, há-de afectar alguém positivamente. É isso que deve ser explicado neste ponto - quem sai a ganhar. Ah, e não! Ainda não é aqui que se emitem juízos de valor!

4. Desvantagens
Neste ponto convém reter dois aspectos: 1) Quando algo acarreta desvantagens para o patronato, convém mencioná-lo; e 2) as desvantagens para os trabalhadores devem ser apresentadas de forma objectiva, ou seja... sim, já adivinharam, sem juízos de valor! "500 pessoas no desemprego devido a deslocalização de fábrica, que não indemnizou a autarquia relativamente aos incentivos recebidos" é aceitável; "Vergonhosa política de desinvestimento no trabalhador nacional lança centenas de famílias na miséria. Empresários desonestos lesam o Estado" não é.

5. Opinião & Acções Previstas
OK, pessoal! This is it! Libertem o Che Guevara que há em vós, e encham esta secção com tudo aquilo que vos vai na cabeça!

Qual é a vantagem deste layout? Se for bem feito (yes, there's always a catch :) ) e equilibrado (good luck, Jim? :) ), os pontos 1-4 serão aquilo que deveriam ser - informativos. Porque este deveria ser o principal objectivo destes mails - informar as pessoas, para que elas possam chegar às suas conclusões e criar as suas opiniões, que poderão ou não coincidir com as do sindicato.

É que, na sua forma actual, estes comunicados são exactamente iguais às press releases dos partidos - inúteis, a não ser durante uma falta prolongada de papel higiénico.

Da forma como estão actualmente feitos, estes comunicados limitam-se a pregar para os convertidos, e nada mais. Não é uma característica exclusiva deste sindicato. Lembra-me as manifestações de activistas, em que muitas vezes até concordo com os princípios que defendem, mas depois irrita-me solenemente o facto de não serem capazes de construir uma frase coerente, para além de "Esses tipos são uns ladrões e uns gatunos, e nós estamos vigilantes, e não nos renderemos".

Ilustrando com um exemplo...

Muito se fala da violência nas escolas, e toda a gente tem alguma história de horror para contar, e toda a gente fica muito indignada, e de vez em quando circulam uns mails com essas histórias, nos tais tons indignados, que toda a gente ignora. Não é que "toda a gente" importe muito, mas é que neste "toda a gente" estão incluídos os responsáveis pela Educação nacional.

Até que um dia... um canal de TV decide fazer uma reportagem. Simples e fria - apresenta os factos, tal e qual como eles são, sem qualquer espécie de retórica. As provas daquilo que todos sabem estão finalmente ali, preto no branco, inegáveis, impossíveis de ignorar.

E é este último aspecto que faz toda a diferença. Foi por causa deste último aspecto que vimos um representante do governo cheio de consternação pelo excesso de revelações da reportagem, para depois na sua intervenção revelar mais do que a referida reportagem. É normal. Estas coisas inegáveis, preto no branco, tendem a deixar nervosos a maioria dos políticos, que se especializam na manipulação do que é dúbio; para além da sua cor partidária, têm uma cor em comum - o cinzento.

Perceberam a diferença? Os tipos do sindicato ainda não.

7 Comments:

Blogger Sea said...

cinzenta estou eu, por isso, se lesse um mail desses, passava a negro :)

11:49  
Blogger nunocavaco said...

O problema que tu apontas é muito real e desmotiva um pouco as lutas. É o que temos, mas estás a ver se tens uma veia sindicalista porque não aderes e tentas mudar as coisas?

Um abraço

18:43  
Blogger Llyrnion said...

"cinzenta estou eu, por isso, se lesse um mail desses, passava a negro :)"

Sim, um dia cinzento à beira-mar passa-se mt bem. Já um dia negro...

:*

10:27  
Blogger Llyrnion said...

Hallo, Nuno.

Por um lado, a minha veia sindicalista não é assim tão forte.

Por outro lado, a prevalência da atitude a q me refiro no post parece demonstrar q a maioria das pessoas não iria achar piada às minhas tentativas de mudança.

E a vida é demasiado curta para andarmos a puxar camiões monte acima.

10:33  
Blogger Patrícia said...

Quem vota no Llyrnion para sindicalista?

Eu, eu, eu!!! ;D

Até iria às reuniões dos metalúrgicos, só para ter a oportunidade de me partir a rir contigo, amigo! :)

22:41  
Blogger vinte e dois said...

Mais confusão mete-me ler o Diário da Républica!! :D

02:20  
Blogger Llyrnion said...

Se o teu objectivo é rir, farei o meu melhor pa q não te faltem oportunidades...

Não vais precisar de fazer carreira na metalurgia só por causa disso :D

23:50  

Enviar um comentário

<< Home