domingo, junho 04, 2006

Bandeiradas

Imagino que já muita gente tenha recebido os mails sobre a história da bandeira - todos os problemas que houve com a Bandeira Mais Boa... er, quero dizer, Mais Bonita :)

Deixo-vos o link para um dos relatos, o mais cómico que recebi.

Sem querer menosprezar, de forma alguma, o suplício pelo qual devem ter passado muitas das pessoas que lá estiveram, gostaria de deixar um ou outro comentário...

O que me supreendeu neste caso foi a surpresa das participantes. Vejamos os ingredientes de um bom evento lusitano:
- Organização caótica. Presente.
- Falta de civismo. Presente.
- Concentração marcada para horas antes da abertura dos portões, para garantir um bom amontoado de massa humana. Presente.
- Falta de condições. Presente.
- Falta de planos de contingência. Presente.
- Estimativas demasiado optimistas. Presente.

Bem, só me ocorre perguntar isto - esperavam o quê? Por acaso pensavam, por ser um evento só com mulheres, que iria ser menos lusitano? Desenganem-se, minhas caras, que vocês têm tanto de alma portuguesa como nós :)

Outro aspecto que, aparentemente, causou surpresa, terá sido a quantidade de gajos que se juntaram à volta do recinto. Mais uma vez, surpresa para quem não quis pensar. Caríssimas, porque é que vocês acham que os gajos vão à discoteca? Para dançar? Se acreditam realmente nisso, deixem-me o vosso contacto, que eu tenho uns terrenos em Marte que são uma pechincha :)

Anyway, o motivo pelo qual se terá juntado uma colecção de cromos à volta do estádio é exactamente o mesmo - "ver o gado" (perdoem-me a utilização do termo técnico). E, nalguns casos, acredito que tenham ido verificar a consistência do que viam, através de um exame manual. Não sou particularmente brilhante, mas esta até eu antevi.

Enfim, comprendo a revolta, mas não a surpresa. Nada do que foi referido acima me surpreendeu.

Também não percebi a frase que figurava num dos mails que recebi: "A mulher portuguesa não merece ser tratada assim".

Por mim, ocorre-me dizer que "O povo português talvez não mereça ser tratado assim". Utilizo a expressão "o povo" (e não "a mulher") porque, aparentemente, consigo olhar para lá do meu umbigo (o que não é muito difícil, uma vez que não deve nada à beleza :) ); digo "talvez", porque se é verdade que acho que somos bastante maltratados, também é verdade que não mexemos uma palha para mudar a situação, antes pelo contrário.

Tal como costumo dizer, temos o que queremos. A mudança depende de nós e não acontece, portanto devemos ter o que queremos.

10 Comments:

Blogger Patrícia said...

Não consigo verbalizar o meu blhec pelo ataque de patriotismo que assalta as mentes portuguesas tão sazonalmente... Vou parar por aqui para não ser linchada...

10:12  
Blogger Patrícia said...

Ah! E tens muito para ler nos blogs do Homem Pasmado, até ele renovar o stock de posts! :D

10:14  
Anonymous Anónimo said...

Pois é... Esta coisa de chamar o "povo" a participar nestas iniciativas todas pegou moda! E a da bandeira foi genial!!! A mim, é que ninguém me lá apanhou, chiça! Não sou bruxa nem nada, mas já se estava a ver o granel que aquilo ia dar, não é... mais, só para entrar no guiness?! Foi isso, não foi?... Ai, meu Deus, será que vou ser considerada "persona no grata" por ser tão pouco atenta a estas coisas do nosso Portugal?!...

14:35  
Blogger L'enfant Terrible said...

Ei! Eu vou à discoteca para dançar! E já tive uma discussão danada com uns amigos meus por causa disso. Claro que se a discoteca tiver só homens, se calhar entrei no sítio errado, mas vou lá para dançar!

Quanto é que custam os teus terrenos em Marte, mesmo? :)

18:15  
Blogger Patrícia said...

Eheheheh... touché! ;)

Peracaso, eu cá detesto discotecas, mas, vindo de quem vem, isto já não espanta ninguém! ;)

21:17  
Blogger Isabel said...

Ao ler isto na "Única" deste fim-de-semana, não pude deixar de me lembrar deste tópico:

«(..)Esta 'ideia' do mulherio a embandeirar em rectângulo para endeusar os homens da Selecção era, desde o início, uma coisa eticamente duvidosa, tirada das cartilhas da Mocidade de antanho, que punham os rapazes a correr e as meninas a aprender. Pelos vistos, as meninas nunca mais aprendem.(...) »

23:47  
Blogger Isabel said...

E eu também vou à discoteca para dançar.

23:49  
Blogger Llyrnion said...

Pois, Enfant, lamento imenso ter que dizer-te isto, mas... tu não és normal! Macho que é macho não vai à discoteca dançar, pá!

eh eh eh :)

07:34  
Blogger Llyrnion said...

"Pelos vistos, as meninas nunca mais aprendem."

A grande questão é esta - as meninas querem mesmo aprender? Voltando à Problemática do Garanhão... :) esta espécie existe porque tem sucesso. E quem lhes garante o sucesso? Eu não sou, certamente :)

Há-de sair um post, um dia... não sobre os garanhões, mas sobre as meninas e a sua "aprendizagem".

07:42  
Blogger Llyrnion said...

"Ai, meu Deus, será que vou ser considerada "persona no grata" por ser tão pouco atenta a estas coisas do nosso Portugal?!..."

Isso é bem possível. Uma mulher com previdência suficiente para não meter os pés neste fabuloso evento é alguém que vai contra o "padrão lusitano" :)

07:44  

Enviar um comentário

<< Home