quinta-feira, maio 25, 2006

13 Músicas - parte VI

Bem, pessoal, respirem de alívio, porque a lista acaba hoje :)

11. Dokken - "Walk Away"
Esta terá sido, provavelmente, a banda mais idiota de que tenho conhecimento (apenas ultrapassada pelos Guns 'n' Roses).

Andaram entre 83 e 87 à procura do famoso "multi-platinum sucess", i.e., vendas de vários milhões de álbuns nos USA. Quando o conseguem... separam-se! Burros!!!!!

E porquê, perguntam vocês... simples. Don Dokken, o vocalista, e George Lynch, o guitarrista, andavam constantemente às turras. E o problema era que as canções eram claramente ditadas por Dokken, mas o toque de génio que fazia com que esta banda fosse diferente de tantas outras da altura era o trabalho de Lynch - um dos poucos guitarristas que conheço que conseguiu aliar virtuosismo, feeling e melodia nas doses certas.

O "Walk Away" é uma balada, e não é propriamente representativa do estilo de Dokken. Escolhi-a por dois motivos; primeiro, porque representa o fim da época dourada da banda - foi a última música que gravaram antes de se separarem, em 1988; e segundo, porque tem o que é, IMHO, o melhor solo de George Lynch. Não o mais rápido, não o mais virtuoso, não o mais tecnicista. Mas a forma como ele faz a guitarra chorar e gritar, como ele exibe dor e tristeza através das notas é fabulosa, e é mais uma experiência de causar arrepios na espinha.

Na altura em que andava a aprender a tocar, era o meu guitarrista preferido; agora, que ainda continuo a aprender a tocar, ainda é :)


12. Iron Maiden - "Wasted Years"
What else can I say? Já todos os que me conhecem sabem a minha opinião sobre Maiden. São os deuses supremos do Heavy Metal, mantiveram-se fiéis a si próprios, e pronto. Continuam uma força imparável no estilo que escolheram, souberam adaptar-se às diferentes épocas em que actuaram, geriram as suas carrreiras com cabeça, e recuperaram dos erros que cometeram.

Escolhi esta música por dois motivos. Por ser um hino ao agora:

"So understand
Don't waste your time always
Searching for those wasted years
Face up... make your stand
And realise you're living in the golden years"

Apesar de o nostálgico que há em mim nem sempre conseguir compreender que o melhor momento da minha vida é o que estou a viver agora mesmo :)

E por conter algo que sinto ser cada vez mais verdade:

"Ain't it funny how it is,
You never miss it 'til it's gone away
And my heart is lying there
And will be 'til my dying day"

É uma música da autoria de Adrian Smith, que sempre foi o meu guitarrista preferido dos Maiden; apesar de ser o mais limitado tecnicamente, sempre achei que tinha um sentido melódico muito mais apurado. Tem um solo fabuloso, que impressiona de tão simples, e o riff de entrada é simplesmente genial, mais uma vez pela melodia que consegue criar com uma simplicidade a toda a prova. Ainda eu não sabia tocar quase nada na guitarra e já conseguia tocar este riff, e aposto que imenso pessoal por esse mundo fora passou pelo mesmo :)


13. Rita Coolidge - "We're All Alone"
Esta música está nesta lista por um motivo completamente diferente de todas as outras. Tornou-se importante para mim graças à importância que ganhou para outra pessoa, e ao momento das nossas vidas ao qual está - e estará sempre - associada.

Foi um momento particularmente difícil, mas que felizmente conseguimos superar, e - que me lembre - foi o momento em que senti mais medo em toda a minha vida.

Gosto da música e da letra, mas nunca foi uma daquelas músicas que me tocasse particularmente. Até um dia... é como tudo na vida. Excepto as cowboyadas, claro :)

Curiosamente, a ordem alfabética colocou-a no nº 13, o que também acaba por ser bastante adequado. Não acredito que o nº 13 seja sinónimo de azar, antes pelo contrário.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E eu que estava a pensar que ainda ias incluir os Lordi nesta lista... :D

11:25  
Blogger L'enfant Terrible said...

Guns & Roses a banda mais ridícula?

Care 2 explain?

19:38  
Blogger Llyrnion said...

Repara que não disse "ridícula", disse "idiota".

Alcançar os píncaros do sucesso, e depois deitar tudo a perder? Porquê? Qual o motivo, para além do facto de terem destruído o ambiente da banda com birras?

Para mim, isso é idiotice. É deitar por terra todo o imenso trabalho que já havia sido feito.

Admito que não sou grande fã deles. Tipos como o "Mr. Rose" lembram-me sempre uma faixa dos Thunder, chamada "Preaching From a Chair":

I'm sorry I don't hate the world
I'm afraid that I'm not disturbed
I'm sorry that I don't do drugs,
I hope you understand
I can't talk about my life in hell
Or a suicide attempt that didn't go well
No life of crime, no misery
What you see is what you get
And I don't believe
In dwelling on the darker side
There's enough bad news
On the television every night
So I don't need
Some little punk who's the latest star
Telling me over and over again
Life's such a drag when you're in a band

OK? :)

23:50  

Enviar um comentário

<< Home