quarta-feira, junho 07, 2006

Beleza

Data Original: 2006-01-27

Normalmente, costumo dizer que aquilo que escrevo representa unicamente a minha opinião, e que não estou a tentar evangelizar ninguém. Hoje gostaria de enfatizar especialmente esse facto, porque - a julgar por discussões passadas - sei que estarei relativamente solitário naquilo que defendo.

O meu objectivo de hoje é tentar esclarecer mais um pouco algo que ainda não consegui explicar muito bem, até porque eu próprio tenho alguma dificuldade em entender, e vou descobrindo novas facetas de vez em quando. Apesar de ainda não ter conseguido compreender muito bem aquilo que sinto, isso não me impede de o ir partilhando, à medida que vou pensando no assunto.

Portanto, bute lá.

O que é a beleza? Decidi procurar no dicionário.

Beleza, s.f. (de belo). Qualidade do que é belo ou agradável.

Bem, não me pareceu muito útil. Vejamos "belo"

Belo, adj. m. (do Lat. bellu). Que possui ou mostra beleza.

Boa! Lembrou-me uma anedota informática:

Ciclo Infinito: Ver Infinito, Ciclo.
Infinito, Ciclo: Ver Ciclo Inifinito.

Bem, fiquei na mesma. Uma coisa é certa - a beleza, seja lá o que for, é algo a que se dá muito valor, pois todos a procuramos. Aliás, já os Counting Crows cantavam:

"Well, we all want something beautiful
Man, I wish I was beautiful" (Counting Crows, "Mr. Jones")

"All you want is a beauty queen
Not a superstar, but everybody's dream machine" (Counting Crows, "All My Friends")

Sendo que a beleza é uma questão de gosto (até se diz que está nos olhos de quem vê), é normal que não seja fácil de definir. No entanto, certamente deverão existir alguns parâmetros universais, senão não teríamos sex-symbols.

E este é um clube restrito. Nem toda a gente gosta de todos os seus membros, mas estes são considerados por uma boa parte da população humana como sendo possuidores de grande beleza. A estes deuses e deusas basta-lhes passearem-se por aqui e por ali para que todos se rendam ao seu aspecto.

Pois bem, depois de pensar um pouco sobre o assunto, apresento-vos um outro conceito de beleza, e vou utilizar novamente os Counting Crows para o ilustrar:

"You know, she dances while his father plays guitar
She's suddenly beautiful" (Counting Crows, "Mr. Jones")

"And all at once you look across a crowded room
To see the way that light attaches to a girl" (Counting Crows, "A Long December")

É aquilo a que chamarei a beleza de um momento. Vejamos um exemplo...

Toda a gente conhece a minha obsess... er, fixação. Aliás, agora até alguns espectadores da TV Cabo (foi mencionada no programa "Elas Sobre Eles") já ouviram falar dela, se bem que um pouco por alto :)

Existem por aí muitas sex-symbols com belas mamas, e existem diversas formas de as apreciarmos - seja devido aos vestidos descapotáveis que por vezes vestem, seja por uma ou outra cena num filme, seja porque decidem posar nuas na Playboy, etc.

No entanto, vou fazer-vos uma confissão. Por muita beleza que estas sex-symbols possam ter, para mim não se comparam à beleza de um momento - quando me cruzo na rua com uma mulher perfeitamente "normal" (sim, detesto esta palavra, mas ainda não encontrei outra; quem quiser, substitua por "uma não-sex-symbol"), e esta se curva para ajeitar a bota, revelando-me por segundos um pouco do interior da sua blusa (era verão e a blusa era relativamente larga).

Não, não me considero um voyeur - não ando propositadamente à procura deste tipo de incidentes, e os poucos sites que vi na net dedicados a este tipo de coisas não me prenderam o interesse. Mas cada um de vocês é livre de fazer o seu juízo, claro :)

Foi ao pensar nisto que fiquei com uma ideia mais clara do que é, para mim, o significado de beleza - não se limita, definitavemente, a dizer "este corpo aqui possui mais beleza que aquele ali". É, antes, a junção de um conjunto de factores, e o físico é apenas um deles (e, como já disse antes, para mim nem é o mais importante).

Bem, e se em vez da tal "não-sex-symbol" fosse uma "sex-symbol"? Não seria muito melhor? Não seria o momento muito mais belo? Não. Pelo menos, para mim. Não me faria qualquer diferença que este momento se verificasse com a Jessica Biel ou com a Jessica Vanessa, que serve empadas no "Cozinho Rápido".

Também já me fizeram a sugestão de que poderia ser porque uma está aqui, e é real, e a outra - no que me diz respeito - está num outro mundo. Não é por aí, e vou explicar porquê com um outro exemplo.

Estava eu à espera do pequeno almoço, e o espelho do snack permitia-me ver os lavabos (não, pessoal, não é isso que estão a pensar... "lavabos" é diferente de "WC", OK? :) ). Enquanto esperava, reparei numa mulher que se dirigia para lá. Não me despertou a atenção, nem a achei particularmente bonita.

Ao olhar novamente, reparo que ela está a apanhar o cabelo. E fá-lo num ritual lento e cuidado, passando a mão esquerda pelo cabelo inúmeras vezes para o apanhar, apesar de ele me parecer já completamente apanhado. Cada uma dessas passagens mais parecia uma carícia... uma longa carícia que formou um rabo de cavalo, que ela, desenvolta, prendeu com um elástico, e ajudou a fixar com dois ganchos.

Não me perguntem porquê, mas fascinou-me. Pegando nas palavras dos Counting Crows, subitamente, aquela mulher tornou-se bela para mim... devido à sua atitude. Aliás, desconfio que até me devia estar a babar ligeiramente, porque ao chegar finalmente o meu pão de deus, quando o trinquei ficou um fio de saliva preso ao mesmo (espero que já tenham tomado o pequeno-almoço, senão terão dificuldade em livrar-se desta imagem mental :) ).

Daí eu dizer que não tem a ver com o facto de estar aqui e ser real. Antes de passar por aquele momento, esta mulher estava ali, era real, e atraiu o meu olhar; simplesmente, não o prendeu. Isso só conseguiu fazê-lo um momento depois, quando, por algum motivo que não consigo explicar, "she's suddenly beautiful".

Outros aspectos que me fazem reparar na beleza de uma mulher - um brilho no olhar; um tom de voz; uma expressão facial; uma posição do corpo; às vezes, até uma roupa - não, minhas caras, a regra nem sempre é "less is more". Um exemplo - já não se vê muito (ou então, eu ando a precisar de óculos), mas lembro-me perfeitamente de uns vestidinhos que se usavam em finais dos anos 80, que geralmente ficavam um pouco acima do joelho, super-fininhos; havia muitos com padrões floridos, mas devia haver outros padrões. Proporcionavam um espectáculo muito mais apreciável que uma mini-saia, IMHO; sempre adorei o facto de que, quando vistos com uma luz por trás (p.ex., a luz do sol fazia um efeito fabuloso), desenhavam claramente a silhueta da mulher (eu disse que eram super-fininhos :) ).

Anyway...

É este o conceito de beleza ao qual dou valor. Não é aquilo com que a mulher nasce, a forma como a Natureza a fez, mas sim aquilo que ela é. Talvez seja por isto que, às vezes, estou com um grupo de pessoal e consigo ver beleza em mulheres que a eles não lhes dizem grande coisa. Talvez seja por isto que me estou um pouco nas tintas para o tal "corpo escultural" que muitas mulheres perseguem com tanto afinco.

Talvez seja por isto que afirmo, com a total certeza do que digo, que qualquer uma das mulheres com quem tive a sorte de partilhar a minha vida - por muito breve que esse período possa ter sido - tem para mim mais beleza que uma qualquer sex-symbol.

E não, antes que perguntem, não tenho nada contra as sex-symbols. Simplesmente, digo que só com o corpo não me convencem. Não que isso as preocupe muito, claro :)

36 Comments:

Blogger Patrícia said...

Só para te dizer que já li, adorei e voltarei para comentar depois de dar explicações (está na hora do explicando chegar). :)

Pois, não te livras dos meus comentários quilométricos! ;)

10:09  
Blogger Sea said...

O corpo só não chega mas, ajuda muito. Esses discursos de que a beleza não interessa... bullshit!
Sim, sim, convém ter uma certa intelig~encia. Digo mais, uma mulher bonita e inteligente é intimidatória. Isso te garanto.

11:26  
Blogger Llyrnion said...

"Esses discursos de que a beleza não interessa... bullshit!"

Bem, cada um saberá de si, obviamente :) Um corpo bonito atrai-me o olhar, mas não me prende, nem me desperta o desejo. E isso tenho a experiência para comprová-lo.

Quanto à intimidação, imagino que não seja bem um efeito de beleza + inteligência por parte da emissora, mas sim o efeito de uma boa dose de inadequação/falta de auto-estima por parte do receptor.

Quanto ao que realmente me agrada numa mulher, é muito difícil avaliar com o olhar - a desinibição.

11:56  
Blogger Llyrnion said...

"Pois, não te livras dos meus comentários quilométricos! ;)"

Estás à vontade, já sabes :)

11:56  
Blogger Sea said...

talvez... talvez... mas, elas dão sempre umas pistazitas... As gajas são peritas em deixar pistas para decifrarem... lOl

13:35  
Blogger vinte e dois said...

Fui seguindo a Patrícia nos seus links e cheguei aqui em boa hora. E digo-te llyrnion, o teu post poderia muito bem ter sido escrito por mim. Definir o que é a beleza no feminino é muito complicado, mas se há uma coisa de que eu tenho a certeza é o seguinte: uma mulher bonita, muito bonita, de uma beleza plástica, pode fazer-me virar a cabeça e espreitar, mas dificilmente conseguirá a minha atenção por muito tempo. Em contrapartida, uma mulher com "aquele não se sabe bem o quê" conquista-me, prende o meu olhar. E aqui a palavra charme é a palavra chave. Eu acho que o charme é uma arma que foi entregue às pessoas menos dotadas fisicamente para poderem lutar em pé de igualdade com as mulheres ditas "sex-symbol". E tenho um exemplo entre muitos outros. No meu local de trabalho, tenho uma colega que foi abençoada com um nariz um pouco maior do que o nosso conceito de beleza o permite... e para além disso tem uma curva. Não é um nariz com proporções exageradas, mas sai um pouco do comum. Pois digo-te uma coisa, é uma das mulheres mais atraentes que já vi até hoje. E até podia ser uma disfunção minha quanto ao conceito de beleza, mas não é porque uma grande maioria dos homens que trabalham comigo acha exactamente o mesmo.
Em relação ao corpo é a mesma coisa. Há mulheres magras e elegantes. E há mulheres um pouco mais cheinhas que o são tão ou mais. Em relação a peitos, sou mais exigente e não aprecio lá muito mulheres com peitos grandes. Pequenos, têm que ser pequenas, desde que não o sejam exageradamente.
O que é certo, é que, apesar de nós apreciarmos uma mulher bonita/atrente, cada um de nós tem bem definido o seu próprio conceito de beleza. Pelo menos, eu tenho. Sei descrever na perfeição o meu ideal de mulher. E o que é curioso é que, de todas as namoradas que eu tive, só uma é que correspondia exactamente a esse ideal. Foi por isso que me apaixonei por ela ao atravessar uma estrada. Cruzei-me com ela, olhei para ela e deu-se um click. Por sorte, acabei por conhecê-la pessoalmente (são aqueles golpe de sorte que acontecem uma vez num milhão) e ainda andamos 15 dias. De resto, e por muito caricato que seja, a minha ex-mulher era quase o oposto do meu ideal.
E llyrnion, em relação à mulher do espelho no café, como eu te compreendo. Tb já me aconteceu. Não com o cabelo, mas com outras situações semelhantes. Por vezes um gesto suave, um olhar diferente cativam tanto ou mais que um corpo bem esculpido. Muito mais.
Para acabar, e porque me lembrei agora, e ainda em relação ao meu conceito de mulher ideal. Há uns anos atrás, sonhei com o rosto de uma mulher que era o retrato perfeito da mulher que gostaria de ter. De manhã, acordei perdidamente apaixonado. E durante dois dias, enquanto a imagem se manteve ainda viva na minha memória, cada vez que pensava nela, quase que soltava um suspiro de paixão ;)
PS: não suporto mulheres bonitas e burras!

14:12  
Blogger Llyrnion said...

"As gajas são peritas em deixar pistas para decifrarem"

Sim, isso é veradde :) Mas eu admito - prefiro as coisas preto no branco. Tento dizer o que tenho a dizer; nem sempre consigo, é verdade, mas quando é assim, prefiro ficar calado. Pistas, subtlezas, meias-palavras... não me seduzem :)

14:33  
Blogger Schmeichel said...

Adorei a parte "Nem toda a gente gosta de todos os seus membros"! Eu pelo menos estou completamente satisfeito com os meus. :-))

O que atrai numa mulher são muitos factores. Começa na própria forma como olhas para ela e o que te desperta.

Por exemplo, eu não consigo definir o meu padrão de beleza, é tudo demasiado relativo. Já pensaste em, se um génio da lâmpada te deixasse escolher as características físicas da tua mulher ideal, que aspecto ela teria? Eu nunca consegui visualizar essa imagem. Não faço a mínima ideia.

Quer dizer, as mamas já sabemos como tu quererias que fossem!

14:38  
Blogger Llyrnion said...

Boa, 22!

Charme... pode ser por aí :) Tenho que pensar no assunto.

Epa, não me faças falar em mamas outra vez... procura um post chamado "Levar o asseio a peito", e diverte-te :)

Quanto a ideal de beleza, que eu saiba, não tenho. Ou seja, as mulheres que eu considero atraentes não seguem nenhum padrão. Se calhar, por isso é que nunca me aconteceu essa de sonhar com um rosto. Imagino que estivesses sozinho na altura, senão... sai cena de ciúmes :)

14:38  
Blogger Llyrnion said...

"Adorei a parte «Nem toda a gente gosta de todos os seus membros»! Eu pelo menos estou completamente satisfeito com os meus. :-))"

Vê lá se é preciso fazer-te um desenho... (resmungos de ordem diversa com referências a palermas e à abundância de chapéus) :D

Estou como tu. Tb não sei como iria "especificar" a minha mulher de sonho. Nem no que respeita às mamas :)

14:42  
Blogger vinte e dois said...

Já tinha lido esse post sobre seios e por isso tb os referi :) E acredita que o charme numa mulher é importante. E então, quando se tem a sorte de encontrar uma mulher com beleza e charme ao mesmo tempo, nem comento!!!

14:42  
Blogger Sea said...

Pois, eu também gosto das coisas directas e como elas são. As pistas, são engraçadas em certas ocasiões. Mas, sou uma pessoa frontal e directa. Se quero, quero.

14:53  
Blogger vinte e dois said...

Só mais uma última coisa pq tenho que ir trabalhar. Pelo que li,tens uma admiração pelos peitos das mulheres. Aprecio mas não me transtorna. Para mim, a parte do corpo mais bonita da mulher é sem dúvida o traseiro. Um traseiro bem feito, isso sim, é para mim digno de admiração. E por acaso, há tempos, em conversa com umas colegas, perguntei-lhes qual era a parte do corpo de um homem para o qual olhavam em primeiro, e quase por unanimidade, responderam...o traseiro. Portanto homens, temos aqui uma amostra dos gostos femininos, ponham em evidência os vossos rabiosques. E se andam num ginásio, trabalhem bem esse local. Todos os dias se aprende!

15:01  
Blogger Patrícia said...

Bem, Llyrnion, ontem acabei por não conseguir voltar cá, porque o blogger estava de mal connosco. :) Assim sendo, só agora venho, de facto, comentar. Mas não me vou alongar muito. :)

Compreendo que os teus amigos te achem estranho, quanto mais não seja por não rastejares ante a imagem de uma sex-bomb e te deleitares perante uma mulher cuja beleza é perfeitamente "banal". Eu também sou assim. Por muito difícil que seja acreditar nisto, os músicos, modelos e actores mais requisitados (pelo rosto e corpo), não me povoam os sonhos. Nenhum. Não me passava se pudesse estar com eles, nem faria nada por isso. Tal como tu, Llyrnion, eu aprecio as belezas reais, genuínas, palpáveis, de pessoas que se cruzam comigo na rua. Mas, aí, apenas num plano abstracto. Para sentir que alguém é lindíssimo, tenho de conhecer essa pessoa minimamente (homem ou mulher) e gostar dela enquanto tal. Não consigo dissociar a embalagem do conteúdo, em nada. :)

15:14  
Blogger Martuxa said...

Perco-me a ler os teus posts... e claro, a ler os respectivos comentários!
Acho interessante e até curioso a forma como os homens definem aquilo que é considerado "beleza" numa mulher. Digo isto, porquê? É simples, à primeira vista, e basta saires por ai à noite e não só, para perceberes que o "género homem" só consegue perseguir com o olhar uma mulher fisicamente esbelta, ou seja, com as medidas todas certinhas, com uma carinha bem gira e sei lá mais o quê... mas depois, numa conversa mais pessoal e intima sobre estes assuntos da beleza, vem-se a confirmar (e ainda bem que assim é :-)) que de facto, eles, os homens, até valorizam mais outros aspectos na mulher. E para mim, isto vale para os dois lados - para homens e mulheres - o que me interessa a mim ter à minha frente um senhor gajo cobiçado por meia população feminina, lindissimo de morrer, até mesmo fazer-me ficar de quatro, se depois, mãezinha do céu... se revela a pessoa mais pobre de espirito, sem nada naquela cabeçinha e que não dá uma para a caixa?! Se queres saber, não há paciência.
De facto, até posso concordar com algumas das opiniões, quando dizem que, enfim, o aspecto exterior é importante. Mas só à primeira vista. Porque o que fica gravado na minha memória e me faz ficar acordada à noite às voltas na cama sem conseguir pregar olho, é o olhar, é a expressão facial ou simplesmente um gesto quase insignificante aos olhos do simples mortal.

Nos anos de vida que tenho, constatei que gostei (de notar, não disse amei ou apaixonei-me) de uma única pessoa realmente bonita, falando do aspecto exterior. Depois, todas as outras pessoas, eram simples homens normais ou "no-sex-symbol" mas que me prenderam por outros motivos... pelo charme, pelas mãos (a parte mais importante, para mim, num homem, são as mãos), pelo olhar e até pela timidez algo reveladora... nunca mostrar tudo o que se é, deixa-me absolutamente delirante e sobretudo, na expectativa. Este conceito, que é pessoal e intransmissevel, serve para homens e mulheres...

E quanto a uma mulher bonita e inteligente poder ser intimidatório... sabes, que concordo um pouquinho?! Os homens sentem-se na realidade "amedrontados" (é forte demais, não?) perante uma mulher com este "poder", porque talvez achem que têm que dar muito mais deles do que simplesmente o corpinho ao manifesto; sim, porque provavelmente, aquela mulher quer muito mais do que um único encontro fortuito, quer conversar, trocar ideias, discutir pontos de vista... e ainda por cima, é bonita como o raio! Será, então, que os homens, ou pelo menos, a maior parte, são todos uma cambada de inseguros e com problemas de auto-confiança?! Olha que me dá que pensar. E não quero com isto que penses que ando a meter os homens todos no mesmo saco... não, não é nada disso, mas é cada vez mais frequente, constatar que os homens têm "medo" das mulheres e daquilo que elas podem conseguir. Devem ser os tempos a inverterem os nossos papéis...

Pronto, tudo isto para dizer que sim, é importante a beleza que vemos por fora, mas muito mais valiosa é a beleza que brota de dentro!

16:04  
Blogger Llyrnion said...

"o blogger estava de mal connosco."

Parece que ainda não está mt satisfeito, hj :)

"Não consigo dissociar a embalagem do conteúdo, em nada."

Eu consigo. Consigo achar beleza em pessoas que não conheço de lado nenhum. Até hj, nunca me consegui apaixonar por ninguém assim. Mas ver a sua beleza, sim.

22:00  
Blogger Sea said...

A beleza passa e trespassa. A verdadeira beleza emana de dentro, esse é o principal ponto de partida para alguém realmente belo.

11:06  
Blogger Llyrnion said...

Ora bem, agora com o blogger recuperado,...

"Perco-me a ler os teus posts... e claro, a ler os respectivos comentários!"

Ainda bem. A leitura deve ser uma viagem, que nos permite deixar a realidade para trás. Mesmo quando o tema é uma visão da realidade :)

"Será, então, que os homens, ou pelo menos, a maior parte, são todos uma cambada de inseguros e com problemas de auto-confiança"

Bem, correndo o risco de ser trucidado (ora aqui está o medo :) ), a experiência que tenho é um pouco o oposto - noto maior insegurança nas mulheres. Mas, como é óbvio, a experiência de cada um peca por ser apenas uma amostragem estatística, que estará longe de ser perfeita.

Quanto a ter medo das mulheres, não sei. Não costumo ouvir muito isso, nem de uma parte, nem de outra. Sim, refiro-me a pessoas que teriam à-vontade suficiente comigo para serem sinceros sobre o assunto; é claro que uma coisa é ter à-vontade, outra é ter vontade :)

Aquilo que vejo/ouço com mais frequência é uma grande falta de pachorra, de parte a parte. Ninguém tem pachorra para relações, ninguém tem pachorra para aturar uma perspectiva cara-metade, mas continuamos todos - homens e mulheres - à espera que a vida deposite a pessoa ideal no nosso caminho. Se calhar é assim que deve ser, mas é estranho.

09:56  
Blogger Llyrnion said...

"A verdadeira beleza emana de dentro,"

Sim, é +/- isso que estamos todos aqui a dizer. O corpo, só por si, é insuficiente.

Mais uma vez, digo isto com a consciência que a maioria das pessoas não pensa como eu. Quando escrevi isto, em Janeiro, recebi algumas respostas, e eram todas no sentido que o corpo, por ser o primeiro factor de avaliação, era o mais importante.

09:59  
Blogger Patrícia said...

E depois há aqueles infinitamente pacientes, com uma dose familiar de tendência para direccioná-la para o lado errado... :(

11:49  
Blogger Sea said...

Ll, também eu já cheguei à conclusão que ninguém ou muito poucas pessoas pensa como eu. Será defeito ou virtude? Somos assim, não é?

12:03  
Blogger Llyrnion said...

"com uma dose familiar de tendência para direccioná-la para o lado errado"

Post para ti, no "Serei Breve". Foi dedicado a uma amiga que estava no mesmo estado de espírito, se bem q por circunstâncias diferentes.

:*

12:24  
Blogger Llyrnion said...

"Será defeito ou virtude? Somos assim, não é?"

Sabes, nem é tanto isso o q me incomoda. Acho mt bem q o mundo não seja como eu.

Mas assumam as coisas! Essas mesmas pessoas que me disseram "O corpo é o mais importante", a seguir acrescentavam "Ah, mas quero alguém inteligente, sensível, que me compreenda, etc, etc, etc".

Epa, eu não sei mt bem o q quero, mas sei aquilo a q dou mais valor, e q pode fazer o make ou break. E não escondo isso por detrás de nada.

Mas concordo contigo - somos assim... e ainda bem :)

Pelo q tenho lido dos teus posts, dá-me ideia q andas numa fase mais introspectiva. Espero q chegues a alguma conclusão, mesmo q não te agrade. Andar às voltas é frustrante.

:*

12:31  
Blogger Sea said...

Sabes Ll, eu também prefiro que o mundo não seja igual a mim ou melhor que eu não seja igual a tudo o que por aí anda. Sei o que valho, enquanto pessoa, como sou interiormente e isso reflecte-se exteriormente também.
Se somos assim, como disseste, ainda bem :)


Não é uma fase instrospectiva, sei bem o que quero da vida, já tenho idade suficiente para isso :)
Chamar-lhe-ia uma fase de tomada de consciência dos meus ùltimos erros e fazer por não os repetir. Cansa, ser inteligente e ser tão burra, por vezes. È mais por aí, são algumas situações que não quero mais. Tenho de aprender isso.

12:39  
Blogger Llyrnion said...

"Chamar-lhe-ia uma fase de tomada de consciência dos meus ùltimos erros e fazer por não os repetir. Cansa, ser inteligente e ser tão burra, por vezes. È mais por aí, são algumas situações que não quero mais. Tenho de aprender isso."

Acho q compreendo. É tempo bem gasto, mas não te garante q não voltes a cometer os mesmos erros.

Eu já cometi os mesmos erros mais q uma vez, simplesmente por estes estarem "camuflados" em situações com pormenores diferentes. E às vezes basta um pequeno pormenor para te fazer pensar que "desta vez, é diferente".

Quanto a sermos "burros", faz parte da vida, e não há muito a fazer. Desejo-te sucesso, desde que tenhas consciência que ainda existem por aí muitos erros para cometer :)

12:52  
Blogger Sea said...

there always be to many mistakes... watch mail

12:57  
Blogger homempasmado said...

Lyrnion:
Vou dar-te a minha definição de beleza:
1. Sentirmos uma sensação agradável, de admiração, de bem-estar ao olhar para o “objecto” em questão.
2. Sentir vontade de repetir o olhar e de lá permanecermos em contemplação.

Creio, se não erro, que apesar de ser uma definição muito geral (como devem ser todas as boas definições? – presunção minha), engloba o que escreveste!

--

E agora, o meu ranking de beleza:

1. As criações da natureza, sobretudo paisagens.
2. As criações do ser humano, como uma peça de design, por ex.
3. O corpo feminino. (que é um caso especial, tendo em conta a atracção sexual)

--

E ainda, umas memórias:

O sol, num determinado ângulo, sobre o rosto (nada bonito) de uma ex-colega de escola, que me fazia considerá-la bonita!

As estrelas nos olhos de uma mulher feliz. Sobretudo se for daquela que amamos. É linda. Aliás, eu costumo dizer que as mulheres felizes são bonitas…
:-)

Já me aconteceu olhar para rostos bonitos, lindos mesmo, perder-me neles e não sentir ponta de tesão.
Se calhar, porque não considero o rosto (excepto a boca) como atractivo do ponto de vista sexual.

Pode ser belo, como uma paisagem, uma casa, e “nada mais”!

--

“… Um corpo bonito atrai-me o olhar, mas não me prende, nem me desperta o desejo. …”

- Não sou assim. Existem corpos tão belos que me perdia a explorá-los, mesmo sem sexo!

O que me acontece é que a pessoa, a sua sensualidade, o seu desempenho, o carinho que tenho por ela, podem fazer-me “esquecer” um corpo que não seja bonito.

--//--

Sea:
“… Digo mais, uma mulher bonita e inteligente é intimidatória. …”

????
Sexy! Uma mulher bonita e inteligente é brutalmente sexy!
E se for simpática e querida…
:-|‘’’’’’

Ó prá baba a escorrer…
:-D

--//--

vinte e dois:
É engraçado! A Cláudia Schiffer, por exemplo! Tem um rosto perfeito. E nada mais há a dizer. Tão perfeito que acaba por ser monótono!

Não a acho sexy, não lhe encontro charme, não lhe - e agora lembrei-me de uma boa palavra – não lhe sinto animalidade!

E acho que é isso, para mim, as mulheres mais atraentes, olham e movem-se como animais, despertam-nos os instintos…
(falando de atracção bruta, é claro! – Exclui-se aqui a personalidade)

--

Quanto ao rabo masculino, tenho um post sobre isso, acho que se chama: Va de retro.

--//--


Lyrnion:

"A verdadeira beleza emana de dentro,"

Não gosto nada dessas frases feitas que começam por “ a verdadeira…”.
Sobretudo, porque quando interrogamos essas pessoas sobre o que é isso que consideram verdadeiro, não sabem dar uma resposta decente!
:-(

O corpo, tal como tantas outras coisas, pode ou não, ser belo por si próprio!
Se consideramos essa beleza suficiente para os fins que queremos, cada pessoa deve responder por si.

--

“… o corpo, por ser o primeiro factor de avaliação, era o mais importante. …”
- Isso depende do fim em questão!
Se for apenas sexo! Até pode ser.
Mas para uma relação a longo prazo, não.
Isto, naturalmente, é como funciona para mim!

--

20:28  
Blogger Llyrnion said...

HP, pegando no teu ranking, inverteria as posições 2 e 3. Há muito poucas coisas feitas pelo homem que tenham mais beleza que uma mulher.

Qt à Claudia, não me diz gd coisa. Acho a BB mil vezes mais atraente (digo isto por causa de todas as comparações).

Eu concordo com a sea qd ela diz "A verdadeira beleza emana de dentro". Não enquanto frase auto-contida, mas enquanto conceito mais geral, i.e., existe algo mais para além do corpo (talvez o tal "charme" de q fala o 22) para fazer com q uma mulher seja bonita.

Qt ao corpo & relação a longo prazo... não consegues fugir ao facto de o corpo ser o primeiro factor de avaliação. Não me refiro ao "primeiro" como "o mais importante", mas sim como o primeiro, o que se verifica antes de todos os restantes.

22:27  
Blogger Sea said...

Continuo a achar que um rosto bonito ainda o é mais, quando dentro está um ser humano bonito.
Há pessoas que não têm rostos perfeito, nem podemos dizer que são lindas, mas têm um quê. Qualquer coisa que as faz serem atraentes e olharmos para elas duas vezes.

13:10  
Blogger Sea said...

Vou voltar a este assunto depois de ter assistido a uma coisa na TV. Uma mulher que foi queimada viva pelo companheiro. De facto, antes de ter ficado toda queimada, ela era bonita e que era boa pessoa, com bons sentimentos. Claro que, agora, exteriormenteé impossível olharmos sem ficar com um nó na garganta. Mas, ao olhar para aquela mulher, ela consegue ainda assim, ser bonita. Tal como ela disse: "a beleza emana de dentro". E mais não acrescento a este assunto.

14:49  
Blogger Llyrnion said...

"Claro que, agora, exteriormenteé impossível olharmos sem ficar com um nó na garganta. Mas, ao olhar para aquela mulher, ela consegue ainda assim, ser bonita."

Aí, já não sei. Admito o meu "preconceito" (se é q esta é a palavra certa), se necessário for, uma vez q não te sei dizer o q faria numa situação destas.

Para além da questão física, q é necessário vencer, existe tb o facto de saber q nunca iria conseguir deixar de ter pena dela, e q seria este o sentimento dominante.

Nunca passei por uma situação destas, e não sei se estaria à altura da mesma.

22:11  
Blogger Sea said...

Julgo que ninguém está :)

11:52  
Blogger homempasmado said...

Llyrnion:
“…inverteria as posições 2 e 3. …”
- Olha que não sei se não terás razão… mas a beleza do design tem a vantagem de ser mais durável e de a poderes admirar sem constrangimentos…
;-)

--

Sea:
“… Continuo a achar que um rosto bonito ainda o é mais, quando dentro está um ser humano bonito. …”

- 100% de acordo, pena que insistas em frases (ideias) feitas!
:-(

“…"a beleza emana de dentro.” …”

- Podes dizer isso da beleza do ser humano enquanto pessoa. Não o podes dizer do corpo humano.

E aplicar palavras fáceis como “verdadeira”, é descabelado.
A beleza de uma pessoa é sempre assexuada; a beleza de um corpo, não necessariamente.

Ou seja:
Dizer que a mulher do exemplo que forneces é bela, é ridículo. Dizer que essa pessoa é bela, já não o é!

--

22:44  
Blogger Llyrnion said...

"Olha que não sei se não terás razão… mas a beleza do design tem a vantagem de ser mais durável e de a poderes admirar sem constrangimentos…"

Sim, isso é verdade. Se eu me pusesse a admirar, live, a beleza de uma mulher que passa por mim na rua da mesma forma como admirei, p.ex., a beleza do Palácio de Schonbrunn, era capaz de ter q fugir para não ser violentamente agredido ;)

11:07  
Blogger homempasmado said...

L, seu pervertido…
:-D

11:25  
Blogger Llyrnion said...

Bem, confesso q tenho um fraquinho por castelos e palácios... e até catedrais... kinky, I know... :D

Mas se achas q isto é devious, o q dirias se soubesses q tenho um fraquinho mt maior por paisagens - florestas, montanhas, mar...?

Uff... ainda bem q não sabes...

:D

21:32  

Enviar um comentário

<< Home