quinta-feira, agosto 10, 2006

Os Homens do Metro

Data Original: 2005-09-23

Bem, já tenho 37 anos, já está mais que na altura de sair do armário, de me revelar para o Mundo. Eu sou um retrossexual.

(reacção do "público", ao ler esta frase)

---
- Ele disse que era um quê?!

- Tetrosexual...?

- Que é isso?

- Se calhar, é daqueles que gostam de jogar Tetris com gajas nuas.

- Que fantasia mais estranha. Se eu tivesse uma gaja nua, não ia jogar Tetris com ela.

- Pois é...

- Eu percebi "Retrossexual".

- Mas... o que é um retrossexual?

- Se calhar é alguém que gosta de pornografia dos anos 80.

- Pois, ele é muito fã dessas coisas dos anos 80, e tal.
---

OK, seus néscios, eu explico :)

Para vos poder explicar o que é um retrossexual, vou ter que falar primeiro de uma outra criatura que, supostamente, anda por aí em voga, o metrossexual.

Ouvi este termo pela primeira vez há umas semanas, numa reportagem da SIC. Segundo ouvi então, são os homens do futuro. Não só não cheiram a cavalo, como ainda por cima cheiram a creme hidratante e tonificante e revigorante e amaciante, e outras coisas acabadas em "ante". Parece-me um aroma um pouco irritante.

Um expert no assunto disse que estes serão os homens que vão conquistar as mulheres daqui para a frente, e que quem quiser ter alguma hipótese de competir com eles tem que ser igual - portanto, toca a gastar euros em sessões de coiffure/manicure/pedicure/orelhicure/narigucure/etcure. Senão, as gaijas nem se dignam a olhar para nós.

A princípio, fiquei preocupado. Eu já acho que o tempo gasto a fazer a barba e a tomar banho é um desperdício, quanto mais agora estar aumentar esse desperdício com um monte de... coisas de gaija. Além de que comprei uns galões de "Eau de Trancôn" e "Cheval Noir", e seria uma pena ter que os deitar fora, ainda para mais sendo perfumes à macho! Ah, que saudades do perfume "Machón", com aroma a alho e cebola :)

Mas depois lá consegui colocar o cérebro a funcionar (curiosamente, estes tais metrossexuais não precisam de ir à encefalocure), e apercebi-me que o tipo que estava a falar era o director de uma revista de gaijas feita para gaijos (coisas asquerosas! Não confundir com revistas para gaijos cheias de gaijas, que essas, sim, são publicações dignas e merecedoras do seu espaço debaixo da cama... er, quero dizer, no fundo da gavet... não, bolas, nas prateleiras das lojas! Isso... era isso que eu queria dizer.. nas prateleiras das lojas)... enfim, onde é que eu ia? Ah, sim.

O tipo era o director de uma dessas revistas e tinha, por uma incrível e curiosa coincidência, uma visão do assunto conducente à venda da revista onde era director, nomeadamente que "o metrossexual is the way to go", e que revistas como a dele existem para ajudar o actual homem das cavernas a tornar-se num Apolo, de unhas arranjadas, pele hidratada, cabelo vitaminado, etc.

Ah, e a Moda, claro. Sabem, essa coisa esquisita, que é composta por colecções tão horrorosas que têm que ser alteradas de três em três meses, porque ninguém as consegue suportar por mais tempo.

Sim, essa coisa fabulosa do mundo do Féchôn, liderado por dezenas de cabeças iluminadas que aparecem nos media a dizer coisas como "Vá, meninas, este ano podem usar o cabelo assim e assado, que nós deixamos. E vão lá aos baús dos vossos pais buscar as calças à boca de sino e as botas de plataforma, que nós também vamos dizer que isso se vai usar muito". Claro que um metrossexual que se preze anda sempre féchônáble, e até sabe quais as cores que combinam - p.ex., um metrossexual patriótico talvez optasse por uma camisa verde e umas calças vermelhas... ah, não vos parece boa ideia? Pois, eu não percebo muito do assunto.

Esta história das cores leva-nos directamente para outro aspecto que imagino que seja importante para os metrossexuais - decoração. Eu já dei um passo na direcção errada ao ouvir repetidas vezes que cortinados em tons de vermelho/laranja/amarelo não combinam com candeeiros azuis :) Felizmente, foi o único passo até agora, e consegui contrariar a tendência... aliás, gostaria de agradecer aos Judas Priest pela letra da música "Turbo Lover"; Nada como uma letra destas para que um homem se sinta em contacto com a sua masculinidade :) Ainda para mais, se considerarmos todos os aspectos da vida do vocalista :)))) Sim, eu sei que muitos de vocês não estão a apanhar a piada, mas é uma daquelas coisas que ficará para a investigação dos curiosos (Google is your friend).

Ah, meninas... lá por eu não perceber nada sobre decoração e coordenação de cores, não quer dizer que não aprecie a vossa ajuda :)

But I digress...

Existem outros aspectos que nos permitem identificar o metrossexual - é perito em vinhos, sabe comer peixe cru com pauzinhos (a lota às cinco da manhã deve ser um óptimo lugar para praticar)... enfim, é um homem sofisticado.

Então, perguntam vocês, e o que é um retrosexual? Bem, o oposto de tudo isto. Yep, that's me :)

Não odeio todos os cremes acabados em "ante"; p.ex., um creme lubrificante é extremamente útil. Já aquelas coisas fabulosas acabadas em "cure" me metem alguma impressão. As unhas, cortam-se para tocar guitarra (nem sempre é verdade que "Quem tem unhas toca guitarra"). O cabelo corta-se de maneira a não atrapalhar.

A Moda... nem me façam falar da Moda. Para mim, tem um objectivo importante. Ao ver aquelas tipas a desfilar na passerelle, dou graças aos Céus pelas mulheres que vejo todos os dias na rua. Lembra-me a famosa frase do Simon Le Bon, quando lhe perguntaram porque é que havia tantos músicos a casar com modelos; ele respondeu "Porque podem". Eu digo mais "E devem!" :)

Decoração... Não me perguntem o que combina com o quê, que não faço puto de ideia. Já me é suficientemente difícil encontrar alguma coisa que gosto, quanto mais agora saber se combina com a parede, o sofá, o móvel, o candeeiro, a mesa, a toalha da mesa, a jarra que está por cima da toalha da mesa, as flores de plástico que estão na jarra que está por cima da toalha da mesa e os insectos mortos que estão no fundo da jarra que está por cima da toalha da mesa.

Não sou fundamentalista, como é óbvio. Não percebo nada de vinho (para além do indispensável "o tinto é escuro, o branco é claro, e o verde só serve para confundir"), mas possuo um conhecimento relativamente razoável no que respeita à cerveja. Não sei apreciar a subtileza de um "Tara-kiri Hitachi Soroyama Aki-makro", mas uns fabulosos pregos no "Cortador", em Terrugem a acompanhar umas belas imperiais marcham que nem ginjas.

Mas, ao que parece, isto já não é suficiente para a mulher moderna, que exige agora a sua vingan..., perdão, exige agora mais um passo na direcção da igualdade - depois de passar décadas a ler revistas da tret... er, quero dizer, repletas de informação útil, a mulher moderna não aceita um homem que não perc..., invista... isso, invista tempo nas mesmas tret... assuntos... nos mesmos assuntos, que é para ver o que é bom e... er, quero dizer, que é para poderem ter maravilhosas conversas e trocar dicas sobre cremes, os benefícios de uma boa esfoliadela (e aqui vejo-me obrigado a uma confissão - quando era teenager, fartava-me de fazer esfoliadelas, principalmente a jogar à bola - nos joelhos, nos cotovelos, nas mãos, etc; mas desde então, tenho-me abstido destas actividades "metro"), trocar contactos de manicures, cabeleireiros, etc.

Uma coisa tenho que admitir - há mais assunto para as conversas de engate.

Enfim, se não se importam, vou ler a Bola, comer uns coiratos (seja lá isso o que for), e... e prontos! :)

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nem eu conheço tantos cremes e regras de decoração.
E que fique bem claro, homem que use mais cremes que eu, que fique bem longe!

01:20  
Blogger Llyrnion said...

Hallo, Raquel.

Sim, da última vez q falei disto, tb recebi mts comentários nesse sentido.

Mas é um bocado cm as bruxas - que los hay, hay :)

23:28  
Blogger A said...

eu juro (JURO!!!) que vou voltar a este post e comentar condignamente... é só mesmo para que te prepares :)

é que a estas horas da manhã uma gaija já não tem um discurso muito elaborado...

(37 anos??? esta tinha de comentar agora... sério???? é que estás muito bem conservado!!!! - deve ser da retrossexualidade) lol

Beijos

05:29  
Blogger Llyrnion said...

Hallo, A :)

"eu juro (JURO!!!) que vou voltar a este post e comentar condignamente... é só mesmo para que te prepares :)"

LOL! Já sabes q estás mais q à vontade - mi casa es tu casa, and all that jazz...

So, fire away!!!!

"é que a estas horas da manhã uma gaija já não tem um discurso muito elaborado..."

Hum... Deixa-me adivinhar... o cérebro mais parece... uma amálgama de shots de gelatina :D

"(37 anos??? esta tinha de comentar agora... sério???? é que estás muito bem conservado!!!! - deve ser da retrossexualidade) lol"

Sim, deve ser da falta de cremes :)

Olha, por acaso, o pai de uma colega minha mora no Algarve; ela esteve aí há umas semnas, e trouxe-me um sabão caseiro, q até vinha embrulhado numas folhas de árvore (deu-me um trabalhão a "desembrulhar"). Tenho posto aquilo todos os dias, e tenho q admitir q parece fazer algum efeito. Por outro lado, talvez seja psicológico :)

Disseram-me q devia colocar à noite, antes me deitar, e n enxaguar, i.e., deixar q a pele o absorva completamente. Ainda n ganhei "coragem" pa isso.

Enfim, um gajo ter um mínimo de cuidados é uma coisa... agora, o exagero q se vê por aí mts vezes... Dasse!!!! :D

:*

10:34  
Blogger homempasmado said...

Ora, se as raparigas podem exagerar, porque não os homens?

14:16  
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Obrigada pela tua visita.
Quanto ao teu posr está genial.bjos

20:10  
Blogger Llyrnion said...

Hallo, Velas.

Welcome. Glad you liked it.

Ah, e n tens nd q agradecer :)

:*

01:08  

Enviar um comentário

<< Home