terça-feira, julho 25, 2006

A Not-Quite-So-Perfect Ending For A Lousy Day

Bem, hoje foi a minha primeira experiência vegetariana digna desse nome: Cogumelos com arroz xpto.

Para os cogumelos, segui a receita que aprendi no curso vegetariano: duas cebolas picadas e um fio de azeite na frigideira, alourar, e a seguir espetar-lhe com os cogumelos lá dentro (previamente cortados). Fiz com cogumelos "a sério", e não dos de lata. Sabem, aqueles que compramos e rezamos para que quem os embalou soubesse aquilo que estava a fazer, que é para não aparecermos nas notícias no dia seguinte, com o cabeçalho mais idiota de que há memória - "Homem (ou mulher) envenenado por cogumelos de hipermercado".

Para acompanhar, fiz o arroz xpto. Uma cebola picada, um tomate, às rodelas ligeiramente esmagadas, um fio de azeite, e um pouco de água numa panela (por acaso, enganei-me, e em vez de um pouco de água, coloquei um "muito" de água). Deixar ferver, e juntar o arroz. Quando o arroz está quase pronto, juntar duas cenouras às rodelas.

Acompanhado com uma bela Leffe Blonde... epa, caiu mesmo bem. Enquanto comia, estava a ver o último episódio da Série 3 do Coupling, a cena em que o Patrick faz a sua declaração à Sally. E veio-me à cabeça uma grande verdade, quiçá uma frase batida (pelo menos, para mim) - quando duas pessoas gostam uma da outra, e querem realmente estar juntas, a perfeição é perfeitamente supérflua.

Esta cena (de ficção, é certo) é o melhor exemplo que alguém alguma vez poderia ter criado, para demonstrar a veracidade desta frase.

---
Patrick: Sally, you are the most wonderful woman in the history of the entire universe. You're incredible. You've got the looks of a Miss World, with the brains to match. You're more than a woman. You're like... a man! Seriously! You could be a bloke any time you wanted! I mean obviously a bloke with some pretty serious defects but hey, who cares about that? I've seen you down drinks with the best of them! I wish I had a mother like you. Or grandmother, or any kind of ancestor. And since you said what you said, I've had a lot of time to think... but obviously that isn't always possible. Nonetheless I've been able to consider your... application. And, and this is the point. This is the important point. Sally, you need someone good enough for you. You don't want some mutton-headed city boy who spends all his time thinking about his cars and his golf clubs. You want someone who can love you the way you deserve to be loved, the way I want you to be loved. Sally, you need someone who can love you forever... properly. You're my friend sally, and I want to see you with the best. You need Mr. Amazing... Mr. Incredibly, Superbly, Fantastic...ness. Now, in your heart, I'm sure you know I'm right.

Sally (in tears): I don't want Mr. Absolutely Superbly Fantasticness, you stupid, stupid ass! I want you!

P: Oh, for God's sake... Sally...

S: What? WHAT?!

P: I was TALKING about me!
---

E o que dizer do cena do anel de noivado, na série 4?

---
Sally: This is an engagement ring.

Patrick: Yes it is.

S: An engagement ring!!!! Do you have a girlfriend?

P: Yes, Sally.

S: Who is she??!!

P: You.

S: Me?

P: Yes, you.

S: Who are you proposing to, then?

P: Who do you think?

S: I... I...

P: I was waiting... I was waiting, as it happens, for the right romantic moment.

S (becoming aware she fucked up): Fuck! Fuck...! Fuckitty-fuck!

P: Is that a "yes"?
---

Enfim, por algum motivo a história destes dois é a minha preferida da série.

Talvez seja ficção... talvez toda a gente ambicione de tal forma a perfeição, que cenas destas só tenham cabimento em sitcoms... por mim, sabe-me bem pensar que não. E hoje, neste final de dia, só procuro coisas que me saibam bem. Não precisam de ser perfeitas, basta que me façam sentir bem. Olha, por falar nisso, está a tocar o "Winds Of Carnivale", do Jonathan Cain. Quase perfeito...

15 Comments:

Blogger Joana Carneiro said...

eu n sou mto adepta de ps perfeitas... ate pq para mim n as ha. As q teoricamente sao perfeitas, para mim teem o defeito de serem perfeitas! N deixam aso ao desafio e aventura q é conviver com alguem. Acabam por ser lineares, nao ha surpresa.... gosto das imperfeiçoes do soutros. Pq tb as tenho (quem diria? :PP)

00:40  
Blogger Schmeichel said...

Como costumo dizer: ninguém é perfeito, nem mesmo eu. :p
Agora a sério, pessoas perfeitas só no cinema (e provavelmente só no cinema feito para televisão).
As pessoas verdadeiras têm defeitos, são contraditórias, por vezes irracionais. É isso que nos torna interessantes.
Pessoas perfeitas?! Bah, seria um aborrecimento total.

12:19  
Blogger segurademim said...

também cozinhei vegetais. em camadas: cebola às rodelas, tomates maduros, cogumelos, batatas, alguns alhos, um ramo de salsa, outro de coentros, uma malagueta... três colheres de sopa de azeite, um copo meio de água, outro meio de vinho, uma folha de louro, pouco sal, três pequenos bifes do lombo. tapei o tacho, deixei ficar em lume brando 50 minutos ... uma salada de alface e cenoura, a lager, um cafézinho

what a lousy meal, estou que nem posso

perfect? ;)

15:17  
Blogger A said...

Então mas não és tu que não acreditas em perfeição??

lol

Desculpa lá a provocaçãozita :D

Falta o "quase", eu sei... existe o conceito que tu próprio e toda a gente sabe o que é. Dias perfeitos... Hmmm...

Vegetariano? Ok... pois qto ao meu jantar, foi mesmo carne de porco grelhada, a chichinha da boa :D
Crucifica-me, vá, apedreja-me, quero lá saber!!!
Sim, com a bela da salada a acompanhar...

Não conheço a série... tu gostas mesmo disso right?

Beijos

02:12  
Blogger Llyrnion said...

Hallo, Ovo, Schmeichel.

Sim, têm razão, mas n me referia a pessoas perfeitas, q isso já é +/- pt universalmente assente q ninguém acredita q existam :)

Referia-me + à perseguição dos momentos perfeitos. Os dois momentos q descrevo são, por definição, momentos em q tds desejamos a perfeição. E, neste exemplo (exagerado para obter o efeito cómico, claro), são anything but.

E é isso q eu acho fabuloso - o facto de n serem perfeitos, n significa q n alcancem o seu objectivo, e q n possam ser acarinhados por isso.

P.ex., se eu for a um jantar a casa de alguém (seja um jantar a dois, seja um convívio mais alargado), qual será das últimas coisas a preocupar-me? A comida. Por mim, até pode ser um prato de sopa e umas sandes, só para n desmaiarmos de fraqueza :)

Se eu vou dedicar o meu tempo a alguém, o q me importa é aproveitar esse tempo a curtir a companhia. O resto são pormenores, e quanto mais simples forem, melhor.

No entanto, vezes sem conta, ouço cm o pessoal passou horas a preparar o prato xpto, e no dia anterior deitou-se às tanta da manhã pa deixar não-sei-o-quê de molho, e não-sei-que-mais cozido para depois misturar com isto-e-aquilo para ir ao forno...

Enfim, se calhar cmg vai ser o mesmo (nunca fiz uma refeição pa um grupo), n sei. Mas a minha visão de um jantar destes é ter cm objectivo juntar as pessoas, proporcionar-lhes um serão agradável, e dar-lhes condições pa n serem incomodados com os estômagos a roncar :)

E td isto utilizando a Lei do Menor Esforço, q é um excelente conceito q foi, infelizmente, deturpado. Pa mim, consiste em atingir um objectivo, dispendendo o mínimo de esforço possível.

Enfim, isto um dia ainda vai dar um post... n q eu n tenha já escrito mais q o suficiente sobre o assunto, claro :)

E, já agora, a pergunta - vcs qd vão a um jantar, qual a importância q dão às várias componentes da noite?

09:22  
Blogger Llyrnion said...

Hallo, Segura.

Lousy meal...? Pq? What went wrong? Ou talvez deva perguntar what was missing?

Quase perfect... is more than good enough :)

09:26  
Blogger Llyrnion said...

Hallo, A.

Yep, That's me, all right. E se já pensas assim, espera até eu colocar online os textos q tenho sobre o assunto.

Ah, e estás à vontade pa provocar, sempre q te apetecer :)

Qt ao dia, foi td menos perfeito... mas isso só acabou por me dar mais vontade de fazer algo diferente no final.

Qt à comida... n apedrejo ninguém por causa disso. Eu tb cm de td - ontem fomos ao cinema, e comi um belo Double Cheeseburger no BK, portanto... :)

Tenho um objectivo, é certo, q é diminuir o consumo de carne. Mas é algo a atingir com calma, e não pa cortar de um dia pa o outro (bem, a n ser q a minha saúde passe a exigi-lo).

Qt ao Coupling, adoro! Em termos de séries cómicas, está no meu All-Time-Top-3, juntamente com o Monty Python Flying Circus e o Blackadder (sim, é td séries britânicas, eu sei :) ).

Acho admirável a escrita do Steve Moffat (o autor), cm ele consegue dizer tantas verdades de maneira tão cómica, e a forma brilhante cm vai criando ligações entre pormenores aparentemente disconexos.

P. ex., no último episódio da 2ª série, a Susan e o Steve separam-se. O episódio começa com cd um deles a queixar-se aos amigos de uma coisa q acha irritante no outro.

A Susan queixa-se às amigas q o Steve n demonstra interesse em nd, e sempre q ela lhe pede uma opinião, ele responde "It's up to you"; numa outra cena, o Steve queixa-se aos amigos q n pode dar um passo sem q ela pergunte "Where are you going?".

No final do episódio, qd é óbvio q eles se vão separar, a Susan dirige-se pa a porta, e o Steve vai atrás dela e pergunta-lhe "Where are you going?", ao q ela responde "It's up to you". Brilhante!

09:41  
Blogger Sea said...

Há um Restaurante vegetariano muito bom mesmo. Quem não gosta e tem aquelas manias que se sai de lá cheio de fome (gajos, claro), vem a adorar aquilo.
Mas há alguém perfeito?
Agora estou a lembrar-me de uma coisa. Então Deus também não é perfeito, porque criou o homem à sua imagem e semelhança... hum...

14:10  
Blogger SpiritMan aka BacardiMan said...

Claro que é bom! Fome? É psicológico!!!

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!!!!

17:23  
Blogger Llyrnion said...

Hallo, Sea.

E onde fica essa maravilha?

Eu já levei várias pessoas á sua primeira experiência, e nenhuma delas se queixou de ter ficado insatisfeita :)

Qt a Deus... epa, acho q nem sequer Ele acredita q é perfeito :D

00:49  
Blogger Selene said...

Aqueles momentos da série acabam por ser perfeitos, porque chegam lá onde tinham que chegar. Não conheço a série, mas talvez venha a conhecer um dia destes :)

02:03  
Blogger Llyrnion said...

Hallo, Selene.

Talvez tenhas razão. Talvez seja a perfeição camuflada de desastre. Terei q pensar nisso um dia destes.

Qt ao "Coupling", I can't recommend it enough.

22:58  
Blogger Patrícia said...

Alguém falou em vegetarianismo? ;D

Os momentos passados com quem se quer REALMENTE estar (e estou a contemplar variadas formas de querer e de estar ;) ) são quase sempre perfeitos, apesar dos pesares. :)

Beijo, amigo (desculpa... não sou grande coisa a disfarçar a timidez...)

19:57  
Blogger homempasmado said...

Olá,

Lembro-me desses dois episódios :-)

:-)

Como sabes, tb não vou em perfeições…

23:34  
Blogger Llyrnion said...

Hallo, Patrícia.

Sim, Apesar de eu n me referir às várias formas de querer e de estar, isto deve aplicar-se a todas, imagino.

Ah, e deixa-te de disfarces, q n são precisos pa nd.

Hallo, HP.

Yep, eu sei :)

:* & [], ppl.

23:58  

Enviar um comentário

<< Home