domingo, dezembro 10, 2006

Pés Furados

Ontem, estava a ver um qualquer Telejornal (quando não estou em casa, nunca sei bem qual é que estou a ver), quando começam a falar de uma operação policial na noite de Lisboa, que resultou em algumas detenções. A dada altura, começam a desfiar o rol de motivos de detenção.. e, de repente, começo a visulmbrar ao longe algo de estranho a aproximar-se... não consegui perceber bem o que era, mas vinha assim, de forma despreocupada e verdadeiramente idiota, como... bem, como uma qualquer idiotice...

"blah blah blah... questões relacionadas com direitos de autor... blah blah blah"

A frase não foi bem esta, é certo, mas o facto é inegável - aparentemente, a PSP anda a verificar os CDs que os condutores andam a ouvir. Parece-me fabuloso.

Para mim, tem já uma consequência... faço parte de um grupo, ao qual decidimos chamar a Tertúlia... original, não é? :) Bem, nesse grupo, um dos assuntos principais é a música. Temos gostos musicais muito diversos e, na maioria das vezes, opostos. Mas, de vez em quando, lá um de nós consegue apresentar algo de novo que os outros gostam. Já não comprava CDs há muito tempo (mais abaixo vão perceber porquê), mas já comprei um ou dois graças a isto.

Curiosamente, estava a preparar-me para uma sessão de compras mais em grande, para adicionar alguns nomes novos à minha colecção de CDs. Pois bem, depois de ver isto - não me parece. Como se costuma dizer, há que votar com a carteira, e eu vou manter o meu dinheiro no mesmo sítio onde costuma estar - música étnica e New Age, onde, pelo menos, não tenho que aturar idiotas que têm a mania que as pessoas lhes devem alguma coisa.

Quanto a não comprar CDs... quem pensa que ando por aí a pirateá-los... lamento, meus caros, mas estão enganados. "Como é que é possível viver sem música?" perguntam vocês.

Não é um esforço por aí além, portanto esta minha atitude não é algo de nobre, nem requer qualquer tipo de sacrifício. Depois de comprar a música que realmente gostava, a minha única motivação seria experimentar o que havia de novo. E, basicamente, esta indústria que agora decidiu colocar a Polícia a passar revista aos leitores de CD é a mesma indústria que, de há 10-15 anos a esta parte, só tem cuspido merda cá para fora, IMHO. Se disser que, no que diz respeito ao mainstream, compro 2-3 CDs por ano, não estarei muito longe da verdade.

E depois, temos outro problema - o hype. É algo que me complica com os nervos. P.ex., ouvi o "Bring Me To Life" dos Evanescence no filme "Daredevil". Gostei, e decidi comprar o álbum. Nos meses seguintes, fui bombardeado com estes tipos em todo o lado. Basicamente, fartei-me. Quando saiu o álbum ao vivo, já não podia ouvir falar neles. Este álbum que saiu agora? Talvez um dia pegue nele, quem sabe...? Mas não há pachorra para aturar isto.

Mais lamentável ainda é uma outra tendência, igualmente recente, de procurar os "The Next Big Thing"... bandas que têm um primeiro álbum com um sucesso fabuloso, mas que depois sucumbem perante a pressão de superar - ou, pelo menos, repetir - esse sucesso.

Talvez alguém devesse lembrar a esses iluminados senhores que, regra geral, o primeiro álbum de uma banda é o fruto de anos de trabalho dos seus membros, e que é ridículo - já para não dizer tremendamente estúpido - querer repetir isso, no espaço de 12-16 meses, que muitas vezes são completamente preenchidos com tournés, entrevistas, promoção, etc.

Basicamente, a única coisa que as editoras querem é o cash-in... e, como se tem visto na esmagadora maioria dos casos... só dão é tiros nos pés.

Bem, por tudo isto, não me custa nada manter o dinheirito na carteira. Gostaria, portanto, de agradecer aos Senhores da Indústria da Música, pelo seu papel de potenciadores da minha poupança.

Ah, e por falar em tiros no pé... Gostaria de felicitar a TV Cabo pela sua ideia - mais uma perfetia idiotice - de remover a SIC Comédia da sua grelha. Enfim, falando por mim, pouca televisão vejo, portanto não sou certamente membro do seu público-alvo. Mas a SIC Comédia era um dos poucos canais que via. Pelos vistos, estou na minoria. Ou isso, ou a TV Cabo quer dar uma ajudinha à concorrência... talvez por causa da OPA, quem sabe?

Pelo menos, posso dar-lhes os parabéns por duas coisas - primeiro, deixaram de me fecundar a cabeça a tentar vender-me a SportTV, que deve ser o canal mais asqueroso que alguma vez viu a luz do dia. E, depois, porque tiveram o bom senso - até que enfim, que já não era sem tempo - de ter uma estratégia de grupo na sua última campanha publicitária. Um dos outdoors que por aí anda é um SMS de filho/filha para o pai, a dizer que saiu de casa por não ter TV Cabo. Esse anúncio está cheio de menções à TMN. Excelente ideia, e deixo os meus parabéns a quem a teve.

Quanto a remover a SIC Comédia? Pés furados, meus caros :)

10 Comments:

Blogger Lisa said...

Ó pá, essa da Sic Comédia anda a lixar-me o juízo. É que gosto mesmo do canal! Revê-se o Seinfeld, vê-se o Jay Leno, o Conan O'Brien, tanta coisinha boa! Não entendo aquela casa e esta decisão :(

Quanto a música, não vivo sem. E não pirateio, nadinha de nada. Compro, e bastante, mas normalmente não me precipito: deixo marinar e logo vejo se é coisa que mereça o investimento.`E concordo contigo: essas cenas do next big thing (nunca desistem de encontrar os "novos" Beatles, e os novos não-sei-quê) e o hype que se gera são uma seca que esgota o que até podia ser bonzinho.

10:16  
Blogger inBluesY said...

eu vi algo de uns auto-stops e multas por direitos de autor, mas confesso não entendi, se os cds foram apreendidos nos carros ou dos dj's das discos, pq a jornalista embbaralhou bem a noticia :DD, mas q vi foi na sic

beijo

13:12  
Blogger Sea said...

ah e tal... daqueles bolos que correm livres nos prados e se alimentam só de cenas naturais...
olha, sabes o que te digo, deixa arder, porque o que arde cura :D:D

beijos

14:45  
Blogger SpiritMan aka BacardiMan said...

Um natal muito bêbado e um ano novo todo ressacado são os meus votos mais sinceros!

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!!!!

23:30  
Blogger A said...

Começo pelo fim.
Acho os anúncios novos da TV Cabo um NOJO. Sinceramente. Não estou a brincar (isto já não são horas de se brincar, certo?)porque aquele da mulher que sai de casa porque o marido não tem TV Cabo em casa. E ela não sabe ir á loja? Não trabalha? Vivemos em que século??
eh pá, é que é mesmo MAU!
Ainda se fosse sexo... agora TV Cabo??? Valha-nos Deus....

Quanto à Sic Comédia... pois... também não sabia dessa... eu gosto daquilo, mas só de vez em quando porque eu é mais DVD's...

Quanto ao primeiro/último ponto da Ordem de Trabalhos... olha, meu querido, só te posso garantir que sou 200% a favor da pirataria (caseira) porque se eu fosse investir o belo do $$ em toda a música que oiço, não me chegava pra comer!! Ah pois, como é que tu achas que eu tenho tanto CD dos lambe Lambe? (e mesmo assim falta-me o último!!!)

Isso de andar a ouvir a musiquinha na rádio a ver se é bom "e tal" não é para pessoas como eu que quanto mais, melhor. Nem sei como é que há pessoas que dizem que têm não sei o quê e mais não sei que mais no ipod e no c******* mais velho e enchem a boca para dizer que andam "dentro da Lei"... devem ganhar mais de 500 contos por mês.

Sim, estou cáustica, porque a conversa do "eu contribuo para a Indústria" de alguns cagalhões torra-me o cérebro e "eles andem aí"...

Já para não falar dos filmecos e das séries. Tudo sacado da net, garanto-te, mas também te garanto que continuo a ir muito mais ao cinema do que os tais cagalhões.

Cinema, fui a semana passada; sempre que o filme me interessa, lá vou também ao Cineclube da província (sim, q a gaja é da província, mas vê mais filmes de produção indie do que a malta ai na capital com um King tão perto) e filmes em DVD... ui!!!

Sabes porque é que eu não compro o House na Fnac? porque já vou no episódio 17 da segunda série.

Ah pois é bebé!!!!

Desculpa a extensão do comentário, mas já sabes que se o assunto me interessa... :)

Beijinhos mil (e os Lambe Lambe... foram um espectáculo! Música de gaija!! lol)

01:29  
Blogger Martuxa said...

P'ra televisão que eu vejo, bem podem acabar com os canais todos!!! e a propósito dos CD's, pá então, vou dentro... bonoite.

21:55  
Blogger Lisa said...

Ah, a menina A.! Não resiste em largar umas farpazinhas de veneno… é cáustica, é sim senhor. Não perde uma oportunidade para lançar uma bela picardia, desta feita porque não entende quem afirma não fazer downloads.

Então, eu explico, que hoje deu-me para a pedagogia.

Não saco filmes nem música da net porque não quero e não gosto. É coisa que não me sentiria bem a fazer, pronto. Aliás, nem sei como se saca nada da net, e nem tenho vontade de aprender por ser conhecimento que só iria ocupar espaço, sem qualquer aplicação possível.

Já tive vontade de o fazer, confesso. Naquelas alturas em que sou acometida por profunda irritação por certo filme ou série não serem exibidos em Portugal, e ser previsível a dificuldade de os encontrar em aluguer ou à venda. Ainda assim, sempre resisti: se a vontade é muita, mando vir da amazon.

Claro que entendo o argumento do “ah, e tal, há tanta coisa boa de que gosto, e não há dinheiro para tudo”. É verdade, é uma frustração, mas, felizmente, eu lido bem com ela. Se não tenho dinheiro, não compro, tal como se não tenho dinheiro para rosbife compro de alcatra, não passo a caixa com o naco gostoso debaixo da gabardina. O mesmo para o carro, casa, mobília, electrodomésticos, livros e cenas variadas: não tenho dinheiro, ou preciso dele para outras coisas, faço as opções e abstenho-me daquilo que não posso pagar.

A verdade é que sempre vou comprando qualquer coisa, em 10 anos a trabalhar e a ganhar já acumulei cerca de 500 cêdês e muito menos dêvêdês, mas todos fruto das minhas posses e escolhas criteriosas. Apesar de já ter levado banhadas e chorado o dinheiro gasto… é um risco que corro.

Chegados a isto, porque não faço downloads? Porque me sinto mal. É uma coisa minha, mas cada álbum, cada filme, foram feitos com o trabalho sério e honesto de muita gente, gente que tem que ganhar para comer, tal como eu, que não trabalho por gosto. A A. chama-lhes “cagalhões”; alguns serão e não merecerão esta minha deferência, mas paciência, corro o risco. Respeito o trabalho dos outros, como gosto de pensar que respeitam o meu.

E pronto. Como disse, é uma opção minha, uma coisa minha, que não imponho a ninguém. Não me abstenho de sacar cenas da net por ser proibido, mas por achar mal e não me sentir bem fazendo-o. Tenho direito à minha opinião, à minha sensibilidade, aos meus princípios. Sou eu, sou assim. Se sou cagalhona, ou hipócrita, ou totó por isso, então ‘tá bem, fica na tua.

E, como dizia o Groucho Marx, “se não gostas dos meus princípios… bem, tenho outros”.

P.S.: também há um lado bom deste meu feitio insuportável: por €2,50 por mês assisto às séries mais giras que há na Fox, e ao mesmo tempo que passam nos EUA. Não preciso de comprar o House ou sacá-lo da net, já vi a segunda série toda! Queres que te conte como acaba? É giro. A sério. Ui. O home tá lá no hospital e aparece um gajo que…………..
(nã, não conto. quem é miga, quem é?)

P.S.2: ó dono da casa, desculpa lá a ocupação de espaço ;)

15:01  
Anonymous Anónimo said...

É verdade.. este e o pais em que vivemos.. mas tambem so podia ser em portugal.. enfim.. so temos que lutar para o mudar..

21:40  
Blogger A said...

Ó senhora doutora juíza
cagalhona Lisa,
não preciso da sua pedagogia.
Tenho pedagogia que baste.

Se enfiou o barrete foi porque lhe serviu. Tanto paleio para não dizer nada de jeito... nem sequer me referia a si que a si não a conheço de lado nenhum. Nem quero. Irra!

Se come rosbife ou come merda é-me igual ao litro. Não se podia dizer merda? Diz-se cocó. Igual.
Escolheu foi mal o dia que eu não estou para a aturar.
Cada um faz o que quer ao dinheiro.
E com as palavras também.
Não estava a falar consigo.
Chegou-me uma vez.
Percebeu?

Se tem 500 CD's temos pena. Não me interessa para nada saber números.

Arranje uma vida.

Desculpa lá meu querido amigo, mas há seres deambulantes que só com um gato morto nas trombas até o gato miar. LOL

;)

17:07  
Blogger A said...

Moço, passei, acima de tudo para te dizer que hoje vi aquela bela série logo de manhã

Valha-me Deus!

Tão fixe!!!!!!

Fartei-me de rir ;)
Bom fim de semana e beijinhos

17:08  

Enviar um comentário

<< Home