quinta-feira, novembro 16, 2006

Dia 2 - O Choque

O segundo dia começou bem. No dia anterior, enquanto procurávamos lojas de roupa, conseguimos dar com a tal zona do cais de Volendam, e decidimos visitá-la.

Lojas e restaurantes. Alguns barcos atracados, um dos quais chamou logo à atenção, um veleiro em madeira, muito bem conservado, e com imensos pormenores (p.ex., uma estatueta de um urso na proa), que nos permitiram estar a apreciá-lo por uns bons minutos, descobrindo sempre mais qualquer coisa de interesse.

Começou logo a compra dos recuerdos, claro. E, finalmente, também a compra da roupa. Aliás, a loja de roupa foi um sucesso - tinha lá um cachorrinho que era um encanto.

Tal como é habitual nestes casos, as lojas tinham todas mais ou menos as mesmas coisas. O verdadeiro truque é sempre procurar o que poderá cada loja ter de diferente. Nesse sentido, houve uma loja que me fascinou particularmente. Tinha caixas de música e pequenos brinquedos animados - carrocéis, um ringue de patinagem, um ringue de carrinhos de choque. Muito bem feitos (caros, também, com preços que oscilavam entre os 300 e os 450 euros), e muito bonitos. Tinham luzinhas idênticas às de Natal, e encaixariam perfeitamente numa decoração da época. Tinham bastantes pormenores - p.ex., uma caixa de música em forma de piano ia ao pormenor de mexer as teclas quando a música tocava.

Após a sessão de compras, que durou o resto da manhã, fomos ao supermercado comprar mantimentos e seguimos para Amsterdão, com as indicações dadas no dia anterior pelo pessoal da pizzaria. A ideia seria apanhar o ferry para a Central Station, uma travessia gratuita de 5 minutos, deixando os carros estacionados num parque perto do ferry.

Bem, chegámos ao ferry e... onde está o parque??? À nossa volta, apenas bicicletas. Carros, nem sinal. Voltámos para trás, e vimos o parque, mas era minúsculo. Decidimos seguir até uma zona residencial, onde almoçámos umas sandochas, e depois lá fomos explorar parque. Apesar de minúsculo, havia lugares... Boa!

"Então, e o choque?" perguntam vocês... veio logo de seguida.

Havia lugares porque o parque é aquilo a que se chama uma Zona Azul. "E o que é uma Zona Azul?" perguntam vocês, Haverá adeptos do Belém na Holanda? Se calhar, até há. Mas neste caso, Zona Azul significa que tempo máximo de estacionamento era de duas horas e meia.

Fica aqui o primeiro conselho - se andarem na Holanda de carro, aluguem umas bicicletas. Ou preparem-se para largar uns bons trocos nos parques de estacionamento.

Bem, o que é que fazemos, o que é que não fazemos, vamos, não vamos, deixamos os carros, não deixamos... lá decidimos tentar aproveitar ao máximo as nossas duas horas e meia. Deixámos os carros no parque, seguimos para o ferry, saímos da Central Station e...

Caos! Gente que não acabava mais! Foi aí que descobri mais uma coisa sobre mim próprio - não sou cosmopolita. A gente e a confusão não me atraem. Nesse dia, nem sequer consegui curtir muito bem os pormenores do que me rodeava, apenas as coisas que saltavam à vista - cm, p.ex., o silo de estacionamento para bicicletas.

Percorremos a avenida defronte da Central Station, até chegarmos à Praça ao pé da Igreja Nova. Pelo caminho, deu para ver que a nossa forma de passear, à portuga, em que cada qual arranca para ir ver algo sem dar cavaco a ninguém, não era uma boa ideia. Passados cinco minutos, já andávamos todos à procura uns dos outros.

Montes de lojas e restaurantes pelo caminho... o Museu do Sexo... a fronteira do Red Light, à esquerda. Um edifício enorme, que vim depois a saber que era uma loja com vários pisos, do tipo El Corte Inglês. Finalmente, a praça. Mais uma vez... o que fazemos? Para onde seguimos? Vamos ver museus?

Metemos por uma rua sem trânsito (mas com o mesmo nível de caos), com a intenção de ir ver o museu Van Gogh. Mas, depois de falarmos, achámos melhor deixar isso para o dia seguinte (com a esperança de que haveríamos de encontrar uma solução para o limite de estacionamento), e aproveitar o tempo para ver lojas.

Fiquei com os nossos amigos de Coimbra. Ainda fomos ver umas lojas de CDs/DVDs, mas não havia nada que não houvesse cá. Depois de mais umas voltas, decidimos atacar o Red Light.

A primeira coisa que vimos foram as sex-shops. Não achei nada de especial. Algumas eram bem mais pequenas que o que temos por cá. Tudo muito atravancado, muito pouco espaço para nos movimentarmos. Enfim, tirando uma ou outra excepção, não vi nada que não tivéssemos por cá. Uma pequena desilusão. Principalmente, depois da fabulosa sex-shop que tinha visto em Viena, com dois pisos, um autêntico supermercado.

Bem, e as montras? Começámos à procura, mas não estávamos com sorte. A certa altura, metemo-nos por uma e fomos dar à Igreja Velha. E foi aí que vimos as primeiras montras. E foi novamente uma desilusão.

Eu tenho consciência que sou um tipo bastante flexível no que toca à beleza feminina. Não ligo apenas à cara ou ao corpo, mas ligo a muitos outros pormenores, alguns até comportamentais, que contribuem para compor a mulher... e a tudo isso eu chamo Beleza, e tudo isso é determinante para uma mulher me atrair.

Bem, mesmo assim, vou dizê-lo - aquelas mulheres que vimos nas montras não tinham qualquer tipo de beleza. Nada. Não tinham sequer formas femininas. Eu não me importo que uma mulher seja cheia, não me importo nada com um pneuzinho, antes pelo contrário, até gosto. Mas aquilo que ali estava era um exagero. Enfim, alguém há-de gostar, ou elas não estariam ali.

Bem, começámos a olhar para o relógio, e estava a chegar a hora. Toca a sair do Red Light. Ainda corremos um risco, sem saber, quando o nosso amigo começou a tirar fotografias. Vim a saber mais tarde que é algo que no Red Light não é nada bem visto. E a nossa amiga ainda foi convidada para um show de sexo ao vivo... ficámos sem saber se era para ver ou para participar ;D

A caminho do ferry, mais umas paragens numas lojas de recuerdos... e embarque no ferry... errado.

Segundo conselho - se fizerem a travessia de ferry para a Central Station, vejam bem em que plataforma pára o vosso ferry (são três ou quatro); no regresso, apanhem o ferry na mesma plataforma. Não façam como nós, que fomos parar sabe-se lá onde, para depois voltarmos para trás, para depois apanharmos o ferry certo. Chegamos já depois da hora, mas felizmente o pessoal da EMEL lá do burgo não nos multou.

Entretanto, havia jogo do Ajax nesse dia, e estavam umas carrinhas da polícia num dos extremos do parque. Fomos lá perguntar como resolver o Problema da Zona Azul, e eles informaram-nos que se nos afastássemos daquela zona, após passar uma ponte, teríamos uma zona residencial que não era Zona Azul, ou seja, poderíamos estacionar sem limites.

Bem, armados com esta pepita de conhecimento, decidimos meter-nos a caminho. Pelo que percebi, era suposto irmos jantar a uma terra que havia sido indicada pelo tipo da pizzaria. Infelizmente, ao que parece, há uma rua em Amsterdão com o mesmo nome... adivinhem lá para onde é que o GPS nos mandou? :)

Acabámos por voltar a Volendam, onde jantámos uns deliciosos pratos de peixe e camarão... congelados :)

De seguida, hotel e caminha, que o dia seguinte iria revelar-me, entre outras coisas, que o Red Light tinha mais para oferecer do que aquilo que eu havia visto.

6 Comments:

Blogger inBluesY said...

agora a minha 'curiosidade' vai ficar até ao capítulo III.

moço, brevidade... ;)

21:41  
Blogger A said...

Ó rapaz... lá para o ano já és capaz de ter descrito bem a viagem até ao final....


anda lá com isso....


Beijos

13:54  
Blogger segurademim said...

... e então, foste ao Kaukenhoff???

;)

18:51  
Blogger Teresa Durães said...

estive lá de carro.. bem giro...

a acampar fora de amsterdam....

(largávamos o carro sempre nas zonas residenciais..:P... não foi preciso perguntar... quando não há $$$ ....)

chipol.... ficou gravado na memória eheheheh perdemo-nos na circular em volta e necessitámos de entrar no aeroporto, pagar o estacionamento e sair às 4 da manhã...

toscos os turistas... só toscos...

onde está descrito os cofffe chop's?? ou..não foram??? (não acredito)

ehehhehehe

10:37  
Blogger Sea said...

"zzzzzzzzzzzzzzz...pffffffff...zzzzzzzzzzzzzzzz" - Sea à espera de desenvolvimentos...

14:44  
Blogger inBluesY said...

já lia o III

16:20  

Enviar um comentário

<< Home