quinta-feira, setembro 28, 2006

Cinco rabiscos

Ora bem, por desafio duplo - da A (que, segundo parece, dada a minha falta de resposta, já conjurou uns Espíritos Infernais, e anda a leiloar a minha alma) e da Lisa - aqui ficam cinco rabiscos dessa tela complexamente simples que é a minha personalidade.

Fica, é claro, o disclaimer, nas palavras sábias e imortais da Mafaldinha: Ninguém é bom Sherlock Holmes de si próprio.

Optimista
Se há 10 anos atrás alguém me dissesse que eu alguma vez iria ter esta opinião sobre mim, eu seria muito bem capaz de sugerir uma mudança de guarda-roupa. Especialmente no que toca às camisas... e, para acompanhar, uma mudança de ares... p.ex., uma temporada numa suite almofadada num estabelecimento de renome numa zona nobre de Lisboa... sei lá... olha, uma Avenida com nome de país-irmão... apenas um exemplo, repare-se...

Foram muitos anos de pessimismo, até este quase se entranhar na alma, de tal forma que pensei que viera para ficar. Felizmente, assim não foi. Consegui afastá-lo, substituindo-o pelo optimismo, numa manobra que ainda hoje não consigo explicar. Depois, perdi o optimismo, mas não compreendi muito bem o que tomou o seu lugar. Entretanto, consegui recuperá-lo novamente, mais uma vez de uma forma que não consigo explicar.

Porque é que este optimismo é importante para mim? Simples - alimenta-me a esperança, que por sua vez volta a alimentar o optimismo, criando assim um feedback loop que me eleva e me faz sentir bem comigo e com a vida; que me faz esquecer receios, mergulhar em oportunidades; que me faz sentir feliz, que me permite tentar fazer os outros felizes.

Às vezes, tenho que fazer um esforço consciente para o conseguir manter, mas dou esse esforço por bem empregue. Aliás, creio que deve ser o esforço mais importante da minha vida.

Idiota
Sim, cheio de ideias. Não há dia que passe, que não cuspa cá para fora uma meia-dúzia delas. A esmagadora maioria são apenas ostras; mas, de vez em quando, lá sai uma pérola. Adoro esses momentos, e já me habituei à ideia que tenho que atirar muitas ao lado para conseguir acertar com uma em cheio.

Sim, sei que muitas vezes faço, realmente, figura de idiota, mas isso não me preocupa.

Anti-social (à falta de melhor termo)
É algo que tem vindo a diminuir progressivamente. Continuo a não me sentir muito à-vontade em grupos relativamente grandes, mas já vou conseguindo lidar bem com isso.

No entanto, algo de útil ficou - consigo lidar muito bem com a solidão. Afinal, somos velhos amigos... foi a minha grande companheira durante muito tempo; por vezes, mesmo quando estava rodeado de pessoas. Já há muito que a solidão e o silêncio deixaram de me preocupar.

Enfim, hoje em dia, o termo a empregar já não deveria ser bem este... em tempos idos, sim... bem, a idade tem que servir para alguma coisa, não?

Indisciplinado
Um toque de irresponsabilidade, outro de desorganização. Tenho bastante dificuldade em manter um plano. E já nem falo do trabalho, porque aí existem demasiadas condicionantes externas.

Mesmo na minha vida privada, a falta de disciplina é notória. Tenho vindo a melhorar, mas muito mais lentamente do que no resto.

Calmo
Outro dos meus esforços mais importantes - manter a calma, em todas as situações. Colocar as coisas em perspectiva, para escolher muito bem aquilo que me possa fazer perder a cabeça.

É difícil. Tal como sucede com o optimismo, trata-se de contrariar um impulso/comportamente que se tornou natural (o pessimismo foi algo que se tornou natural com o tempo; neste caso é pior, porque eu sempre fui uma pessoa relativamente nervosa), e favorecer outro, que corresponde ao que quero ser.

O que me leva de volta a uma velha questão - uma pessoa consegue mudar aspectos da sua personalidade? Eu acho que sim, através de uma luta diária que leva à supressão sistemática dos mesmos. Se por um lado, não podemos dizer que houve realmente mudança, uma vez que esse aspecto ainda lá está (e, se deixarmos de o suprimir, ele voltará a manifestar-se, em toda a sua pujança), por outro, o nosso comportamente muda, abandonando (talvez seja mais realista dizer "diminuindo") a influência que esse mesmo aspecto consegue ter nas nossas vidas.

Bem, desta vez serei eu a parar a onda... Poseidon não vai achar graça nenhuma... ou por outra... não acharia, se não tivesse mais em que pensar.

Quem ler estas linhas e se sentir inspirado para fazer o seu post correspondente, considere-se desafiado.

8 Comments:

Blogger Rui said...

Muito foi dito, mas nada que se compare com o que ficou por dizer. Ainda bem.
Abraço.

10:07  
Blogger Lisa said...

Eh pá, nem consigo dizer o quanto me identifico com as tuas características. É que também sou uma optimista (realista, mas optimista), uma indisciplinada stressada e tensa que tenta contrariar estas maneiras de ser, e uma anti-social do pior.
Podia ser pior, hein? Lá está, o optimismo :)
Jocas ;)

11:07  
Anonymous Anónimo said...

Acho possivel mudarmos aspectos da nossa personalidade. Julgo que o fazemos (in)conscientemente quando nos apercebemos de que podemos ser melhores pessoas.

A diferença é quando estas mudanças são impostas... mas that's a completely different subject...

O optimismo deveria ser uma constante na vida :-)

13:41  
Blogger A said...

Posso comentar? Posso? Posso? Posso?

:D

Já estavas na Lista Negra (Black List just for you) mas vou considerar, até porque tens uma boa cunha a funcionar atrás do pano... gajos... eh...

Pois, lá que és optimista, deves ser, pois porque depois do que aconteceu no 1º Jantar (e à Pala de seres anti-social) teres voltado para o 2º... upa upa :D

Desorganizado e idiota... olha, gostei :) principalmente do idiota. Todos deveríamos ter capacidade de nos rirmos de nós mesmos, mas nem toda a gente o consegue fazer... a desorganização é um mal menor, mas deve ser cuidado, não vás tu arranjar problemas do foro laboral...

Vou agora ponderar seriamente sobre a questão de Llyrnion vai para a Lista Negra ou não... eh pá, pagas uns copos ou o lanche e não se fala mais nisso (esqueci-me de dizer que o meu poder de persuasão é muito grande lol)

Beijos

14:03  
Blogger Joana Carneiro said...

tu n es desprganizado... apenas tens uma noçao de organizaoçao diferente!! (tenho vindo a repetir isto pmim ha alguns anos, e quase q me estou a conseguir convencer q é verdade!:P)

14:50  
Blogger inBluesY said...

calmo é sem duvida uma nobre característica nos tempos que correm.

Não entendi a parte das camisas :)

Nem tudo se explica, é ai que reside o encanto.

20:03  
Blogger Llyrnion said...

Hallo, ppl :)

Rui,
Sim, por mt q se diga, há sempre algo q fica por dizer. E ainda bem q assim é :)

Um abraço.

Lisa,
Sim, o optimismo é importante nessa luta diária "to get from the things I do to the things I should" (Counting Crows, "All My Friends").

:*

Raquel,
Percebo o q queres dizer, mas acho q ajuda se pensarmos na mudança sempre cm algo imposto - às vezes, pelos outros; às vezes, por nós.

Sim, o optimismo... mas é tão fácil esquecermo-nos.

:*

A,
Bem, já sabia q era uma cunha boa... agora, fico a saber q é uma boa cunha ;D

Queres dizer q, além de optimista, sou corajoso? Ou suicida? :D

Sim, a desorganização n me preocupa mt. Qt a rir de mim próprio, foi algo q aprendi com o tempo, e hj faço-o com facilidade.

Bem, lg veremos essa história da Black List (lembra-me o Blackadder :) ). Desde q n aproveites essa história da persuasão pa começares num concurso de "A minha é maior q a tua", cm vcs, gajas, tanto gostam >:D

:*

Ovo,

Boa. É +/- como a história do soldado no meio do pelotão q é o único q leva o passo certo; os outros vão tds trocados :)

:*

Blue,
Sim, é certo. E custa, por vezes; e escapa-me, por vezes.

Bem, eu explicava-te a parte das camisas, mas n quero perder o meu encanto :P

:)

:*

16:06  
Blogger Martuxa said...

Bem... passei por aqui só para dizer olá. Já ouvi muita coisa sobre ti mas assim fiquei mais esclarecida... há mais para se saber sobre ti? Bjs

22:40  

Enviar um comentário

<< Home